CONTRIBUIÇÕES DA ABORDAGEM RICOEURIANA PARA A PESQUISA QUALITATIVA EM PSICOLOGIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13102/ideac.v1i46.7865

Resumo

A pesquisa qualitativa em Psicologia continua a se desenvolver a partir de diversos pressupostos filosóficos, que colaboram para sua riqueza e pluralidade. O intuito deste artigo é apontar algumas contribuições teóricas e metodológicas do filósofo francês Paul Ricoeur para esse tipo de pesquisa. Percorre-se a vasta obra deste autor – que ganhou fama a partir de uma interpretação original de Freud – a fim de destacar os aspectos mais significativos sobre o tema. Conclui-se que o aporte ricoeuriano confere três notas essenciais à pesquisa qualitativa: a nota fenomenológica, porque visa à descrição das experiências tal como são vividas pelos participantes; a nota hermenêutica, posto que busca o sentido dessas experiências em suas expressões simbólicas, interpretadas mediante sucessivos círculos de interpretação; e a nota narrativa, porquanto entende as histórias de vida como descoberta e construção da subjetividade. Essas notas coadunam e corroboram com tradições qualitativas já em uso, mostrando-se de grande valia, especialmente para a pesquisa em Psicologia. 

Downloads

Biografia do Autor

Dr. Weiny César Freitas Pinto, UFMS

Professor do curso de Filosofia e do curso de Pós-graduação em Psicologia da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). Possui graduação, especialização, mestrado e doutorado em Filosofia. Coordena o Grupo de Pesquisa Subjetividade, Filosofia e Psicanálise (UFMS). Em 2014/2015 realizou estágio de doutorado em Paris – França, na EHESS – École des Hautes Études en Siences Sociales, e foi pesquisador associado ao Fonds Ricoeur.

Dr. Márcio Luis Costa, UCDB

O Professor Doutor Márcio Luís Costa cursou a graduação em Filosofia (1988) na FUCMT, hoje UCDB. Cursou o Mestrado (1996) e o Doutorado (2000) em Filosofia na “Facultad de Filosofía y Letras” da “Universidad Nacional Autónoma de México”, México, DF. Durante a estadia doutoral no México, foi Professor de Filosofia e Decano de Estúdios no “Instituto Franciscano de Filosofía y Teología” e professor na “Maestría en Educación” da “Universidad La Salle”, com experiência na Orientação de Projeto de Pesquisa e Dissertação de Mestrado. No Curso de Graduação em Filosofia da UCDB colabora como professor de ética e ontologia, integra o NDE. No Programa de Mestrado e Doutorado em Psicologia da UCDB colabora transversalmente, desde a Filosofia, com a discussão e o aprofundamento dos temas relativos às condições epistemológicas e fenomenológicas para a construção do conhecimento científico na pesquisa no campo da Psicologia. Coordena o Grupo de Pesquisa Modelos Histórico-epistemológicos e Produção de Saúde, com registro no CNPQ e Certificação da UCDB. Coordena o Grupo de Estudos Ética e Cuidado, vinculado ao Laboratório de Psicologia da Saúde, políticas da cognição e da subjetividade do Mestrado e Doutorado em Psicologia. Desenvolve pesquisas e orienta em Fenomenologia e Ética orientada ao cuidado na atenção em saúde mental, no Mestrado e Doutorado em Psicologia da UCDB. Foi Coordenador do Programa de Mestrado e Doutorado em Psicologia da UCDB de 2014 a 2017. Integrou e presidiu o CEP da UCDB por dois mandatos consecutivos, de 2013 a 2018. Colabora como Professor convidado na disciplina de Epistemologia no Doutorado em Educação da UCDB.

Referências

BRANCO, Paulo Coelho Castelo. Diálogo entre análise de conteúdo e método fenomenológico empírico: percursos históricos e metodológicos. In: Rev. abordagem gestalt. Goiânia, v. 20, n. 2, dez. 2014, p. 189-197.

BRINKMANN, S.; JACOBSEN, M. H.; KRISTIANSEN, S. Historical overview of qualitative research in the Social Sciences. In: LEAVY, P. (Ed.). The Oxford handbook of qualitative research. New York: Oxford, 2014, p.17-42.

BRUNER, J. Acts of meaning. London: Harvard, 1990.

CAREGNATO, R. C. A.; MUTTI, R. Pesquisa qualitativa: Análise de Discurso versus Análise de Conteúdo. In: Texto Contexto Enferm. Florianópolis, v. 15, n. 4, 2006, p. 679-684.

CASTRO, T. G. de; GOMES, W. B. Movimento fenomenológico: controvérsias e perspectivas na pesquisa psicológica. In: Psicologia: Teoria e Pesquisa. On-line, v. 27, n. 2, 2011, p. 233-240.

EISNER, E. W. On the Art and Science of Qualitative Research in Psychology. In: CAMIC, P.; RHODES, J. E.; YARDLEY, L. (Eds.). Qualitative research in Psychology expanding perspectives in methodology and design. Washington: APA, 2003, p. 17-29.

FEIJOO, A. M. L. C. de; GOTO, T. A. É possível a Fenomenologia de Husserl como método de pesquisa em psicologia? In: Psicologia Teoria e Pesquisa. On-line, v. 32, n. 4, 2016, p. 1-9.

FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. 3a ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

FONTE, C. A. A narrativa no contexto da ciência psicológica sob o aspecto do processo de construção de significados. In: Psicologia: teoria e prática. On-line, v. 8, n. 2, 2006, p. 123-131.

FREEMAN, M. Narrative as a Mode of Understanding. Method, Theory, Praxis. In: DE FINA, A.; GEORGAKOPOULOU, A. (Eds.). The Handbook of Narrative Analysis. West Sussex: Wiley Blackwell, 2015, p. 21-37.

GAGNEBIN, J. M. Uma filosofia do cogito ferido: Paul Ricoeur. In: Estudos avançados. On-line, v. 11, n. 30, 1997, p. 261-272.

GIORGI, A. The descriptive phenomenological method in Psychology: A modified Husserlian approach. Pittsburg: Duquesne University Press, 2009.

GIORGI, A. Sobre o método fenomenológico utilizado como método de pesquisa qualitativa nas ciências humanas: teoria, prática e avaliação. In: POUPART, J. et al. (Eds.). A pesquisa qualitativa. Enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2014.

GONZÁLEZ REY, F. (Org.). Subjetividade e saúde: Superando a clínica da patologia. São Paulo: Cortez Editora, 2011.

GREENHALGH, T. Cultural contexts of health: the use of narrative research in the health sector. [Health Evidence Network Synthesis report 49]. Copenhagen: WHO, 2016.

HEIDEGGER, M. Ser e Tempo I. 15. ed. Petrópolis: Vozes, 2005.

HOLANDA, A. Questões sobre pesquisa qualitativa e pesquisa fenomenológica. In: Análise Psicológica. Lisboa, v. 24, n. 3, 2006, p. 363-372.

HOWITT, D. Introduction to qualitative methods in Psychology. 3. ed. Harlow: Pearson Education Limited, 2016.

HUSSERL, E. Logical investigations (L. Findlay, Trans.). London: Routledge & Kegan Paul, 2001.

JOVANOVIĆ, G. Toward a social history of qualitative research. In: History of the Human Sciences. On-line, v. 24, n. 2, 2011, p. 1-27.

LEAVY, P. (Ed.). The Oxford handbook of qualitative research. New York: Oxford, 2014.

MELO, M. L. de A. Contribuições da hermenêutica de Paul Ricoeur à pesquisa fenomenológica em psicologia. In: Psicologia USP. On-line, v. 27, n. 2, 2016, p. 296-306.

ONOCKO-CAMPOS, R. T.; FURTADO, J. P. Narrativas: utilização na pesquisa qualitativa em saúde. In: Revista de Saúde Pública. On-line, v. 42, n. 6, 2008, p. 1090-1096.

ONOCKO-CAMPOS, R. T. et. al. Narrativas no estudo das práticas em saúde mental. In: Ciência & Saúde Coletiva. On-line, v. 18, n. 10, 2013, p. 2847-2857.

PELLAUER, D. Ricoeur: a guide for the perplexed. London: Continuum, 2007.

PINTO, W. C. F. Filosofia e psicanálise: sobre a interpretação filosófica de Freud realizada por Ricoeur. In: Sapere Aude. On-line, v. 4, n. 8, 2013, p. 229-242.

PINTO, W. C. F. Ricoeur leitor de Freud: notas sobre a questão do sujeito em Freud. In: Peri. On-line, v. 7, n. 1, 2015, p. 87-105.

PLUMMER, K. Documents of life 2: an invitation to a critical humanism. London: Sage, 2001.

POLKINGHORNE, D. E. Language and meaning: Data collection in qualitative research. In: Journal of Counseling Psychology. On-line, v. 52, n. 2, 2005, p. 137-145.

RENNIE, D. L. Qualitative research as methodical hermeneutics. In: Psychological Methods. On-line, v. 17, n. 3, 2012, p. 385-398.

RICOEUR, P. Da interpretação. Ensaio sobre Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1977.

RICOEUR, P. Du texte à l’action. Essais d’Herméneutique II. Paris: Éditions du Seuil, 1986.

RICOEUR, P. Interpretação e ideologias. 4. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1990.

RICOEUR, P. Autobiografía intelectual. Buenos Aires: Nueva Visión, 1997.

RICOEUR, P. El conflicto de las interpretaciones. Ensayos de hermenéutica. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica de Argentina, 2003.

RICOEUR, P. Percurso do reconhecimento. São Paulo: Loyola, 2006.

RICOEUR, P. A memória, a história, o esquecimento. Campinas: Unicamp, 2007.

RICOEUR, P. Na escola da Fenomenologia. Petrópolis: Vozes, 2009.

RICOEUR, P. Tempo e narrativa: Vol. 1. A intriga e a narrativa histórica. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010a.

RICOEUR, P. Tempo e narrativa: Vol. 3. O tempo narrado. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010b.

RICOEUR, P. Teoria da interpretação. O discurso e o excesso de significação. Lisboa: Edições 70, 2013.

RICOEUR, P. O si-mesmo como outro. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2014.

RICOEUR, P. Ideologia e utopia. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

RICOEUR, P. Hermeneutics and the human sciences. (J. B. Thompson, Ed. & Trans.). Cambridge: Cambridge University Press, 2016.

RITIVOI, A. D. Identity and narrative. In: HERMAN, D.; JAHN, M.; RYAN, M.-L. Routledge Encyclopedia of Narrative Theory. London: Routledge, 2005.

SANDAGE et.al. Hermeneutics and Psychology: a review and dialectical model. In: Review of General Psychology. On-line, v. 12, n. 4, 2008, p. 344-364.

SCHMIDT, L. K. Understanding Hermeneutics. Stocksfield: Acumen, 2006.

SINGER, J. A. Narrative identity and meaning-making across the adult lifespan: An introduction. In: Journal of Personality. On-line, v. 72, 2004, p. 437-459.

SINGSURIYA, P. Nursing researchers’ modifications of Ricoeur’s hermeneutic phenomenology. In: Nursing Inquiry. On-line, v. 22, n. 4, 2015, p. 348–358.

SQUIRE, C., ANDREWS, M.; TAMBOUKOU, M. What is narrative research? In: ANDREWS, M.; SQUIRE, C.; TAMBOUKOU, M. (Eds.). Doing Narrative Research. Los Angeles: Sage, 2008, p. 1-21.

SODRÉ, O. Contribuição da fenomenologia hermenêutica para a psicologia social. In: Psicologia USP. On-line, v. 15, n. 3, 2004, p. 55-80.

WILLIG, C. Introducing Qualitative Research in Psychology. 3. ed. Maidenhead: Open University Press, 2013.

WILLIG, C. Interpretation in qualitative research. In: C. WILLIG & W. ROGERS (Eds.). The SAGE Handbook of qualitative research in psychology. London: Sage, 2017, p. 274-288.

Downloads

Publicado

2022-12-08

Edição

Seção

Dossiê